Pular para o conteúdo principal

FORÇA EXTRA!


Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.(Bíblia. Neemias 8.10)

Ontem estive a pensar sobre esta passagem da Bíblia. Foquei na frase:"A alegria do Senhor é a vossa força".
Pensei nessa "alegria" como uma rocha inabalável. O vento pode soprar forte, mas ela está ali! Firme! A Alegria do Senhor é a que vem do profundo da alma porque não se baseia em circunstâncias exteriores. A "nossa" alegria é falha, porque está ligada a sentimentos que variam conforme o nosso humor que muitas vezes é ditado por aquilo que nos acontece no dia a dia.
Se tudo está bem, eu estou alegre e sorridente. Se algo vai mal, a tristeza bate e as lágrimas rolam. Alegria baseada nas circunstâncias...Seria bem melhor,se pegássemos a nossa "reserva" de alegria que vem de Deus para vivermos de forma prazerosa nesses dias difíceis.

Pense no seu notebook. Ele tem uma bateria e se estiver carregada, terá uma "força" extra mesmo se faltar energia,correto? Se você estiver em meio a um trabalho importante e faltar energia, ele vai continuar funcionando, pois tem uma "força" extra.

A Alegria do Senhor, é a nossa "força extra"!

Todos querem ser feliz! A alegria é o combustível da vida. Se estamos alegres , tudo tende a correr bem ao nosso redor. Se ao contrário, tudo tende a dar errado.
"A Alegria do Senhor é a nossa força"! Para isso temos que "policiar" os nossos pensamentos pois os pensamentos produzem os sentimentos. É como diz a palavra em Filipenses 4 e 8: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Se ocuparmos o nosso pensamento com preocupações, lembranças tristes, mágoas, teremos sentimentos condizentes com os pensamentos que povoam a nossa mente. Esses por sua vez produzirão sentimentos de tristeza, ansiedade, raiva, medo,inquietitude interior.
O apóstolo nos exorta a estarmos "relax", confiando a nossa vida nas mãos de Deus. "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus"
.(Fil 4 6-7)Humanamente não é fácil viver assim porisso temos que vigiar os nossos pensamentos e atitudes e "viver feliz", cultivando a paz e a alegria interior. Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos"!!!
Paulo repetiu: Alegrem-se! Eu repito: Alegrem-se!
Podemos achar que somos indefesos e incapazes. Porém contamos com a juda do Senhor. A "sua graça nos basta".
"Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor". A qualidade de vida daqueles que nos rodeiam é seriamente afetada pelas nossas atitudes e posturas diante da vida. É como já interrogou-se um pensador:"O que estou fazendo com a vida daqueles que passam pela minha vida?"
Isso é muito sério! Existe pessoas que escolhem ser tristes, carrancudas, chatas! Uma mala sem alça! Passam nesse mundo descolorindo a vida dos que estão ao seu redor.Esquecem que nossa vida passa rapidamente.

E Como será que é a vida de alguém que escolhe ser feliz?

Mesmo que a vida lhe dê mil motivos pra ser infeliz, ela agarra-se com todas as forças à "Alegria do Senhor". E contece isso com ela:"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus".
Ela terá o seu coração e os seus sentimentos guardados! Isso é maravilhoso!

Na prática é mais ou menos assim: De repente eu sinto-me triste.Paro um pouco fazendo uma auto análise do porquê dessa tristeza. Descobrindo isso, entrego nas mãos do Senhor e faço a minha parte também. Substituo logo os pensamentos tristes por boas lembranças e pensamentos alegres. Se precisar de um empurrãozinho, o Senhor me ajudará. O Espírito Santo intercede por mim ao Pai e me ajuda a dar "frutos do Espírito". Ele me ajuda a fazer uma assepcia em minha mente.

Penso em coisas boas. Se precisar, saio um pouco, converso com um amígo, vou ao salão de beleza, vou à academia malhar, vou lavar roupas,brinco com meus filhos, passeio com meus cachorros. Uma infinidade de coisas pequenas que podem tornar o dia especial.
Se os meus olhos querem olhar as núvens escuras, lembro que atrás dessas núvens tem um sol lindo!
Se a noite está escura, lembro que o dia vai amanhecer logo!E que "O choro pode durar uma noite mas a alegria vem ao amanhecer"! Exuperry em um momento de auto análise questionou-se:"Por que haveria eu de estar triste?"
O salmista também viveu situação semelhante quando falou a sua alma:"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus".

Não somos super homens nem super mulheres. O primeiro passo para a vitória é reconhecer as fragilidades e os limites.
Em dias tão difíceis, quem estará livre de tristezas? Porém, Em meio ao Caos... O Milagre! Um milagre para aqueles que optarem por viver no viver cotidiano experimentando a "Alegria do Senhor".
A nossa alegria é falha. A do Senhor é duradoura.
A nossa alegria baseia-se em circunstâncias. A do Senhor, na eternidade.
A nossa alegria é efêmera. A do Senhor é eterna.

Podemos contar com Ele e isso é muito trnquilizdor.E o melhor, é que não precisamos fazer tanto esforço assim. Ele está dentro de nós e a sua graça nos basta!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orquídeas, uma festa para os nossos olhos...

Que bela festa para os nossos olhos são as orquídeas... Que belo presente também! Qual a origem delas? Referências às espécies de orquídeas somente apareceram na Era Cristã. O primeiro livro sobre orquídeas provavelmente foi escrito em chinês, mais ou menos no ano 1000, e relacionava nome de espécies de variedades e dava instruções sobre a sua cultura mas, em escritos da literatura oriental, encontrou-se a expressão: "Ran trascala perfume dos Reis". A palavra chinesa que significa orquídea é Ran ou Lan e ela reaparece em vários trabalhos de poetas e filósofos como o resumo de pureza, graça e fragrância. No século XV, surgiu a imprensa e também uma longa linha de livros e folhetos relacionados às orquídeas. Já não se via somente a inclusão das orquídeas em relações de plantas de ervas por suas supostas qualidades medicinais. 0 interesse botânico pelas orquídeas progrediu paulatinamente, tomando grande impulso e conquistando maiores conhecimentos com a invenção do microscópio c

Aprendendo com "Sara"

"Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido" (Hebreus 11:11). 1- Primeiro Passos Rumo À Canaã Não foi fácil para Sara, esposa de Abraão, esperar o cumprimento das promessas de Deus. O Senhor fez promessas importantes a seu marido e, pela fé, eles tiveram que abandonar tudo - sua terra, seus familiares, a casa do pai - e seguir para uma terra que o Senhor lhes prometeu. O Senhor disse a Abraão: "... Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção" (Gênesis 12:1-2). Não foi fácil para eles e não é fácil para nós quando Deus nos manda fazer algo que vai mudar, completamente, a nossa maneira de viver. É difícil visualizar o que Deus está planejando para nós, pois, como diz Twila Paris: "Como seres humanos, não somos capazes d

CURSOS BÍBLICOS GRÁTIS POR CORRESPONDENCIA

Que tal fazer um curso Bíblico Gratuito por correspondência? Abaixo estão alguns endereços, escreva solicitando o seu curso. Garanto que serão uma grande benção em sua vida pessoal e espirítual. Escreva e solicite o seu CURSO. ESCOLA BÍBLICA DO AR Caixa Postal 866 - Rio de Janeiro - R.J Cep: 20001-970 - Brasil Conveniado com a Junta de Missões Nacionais, os Cursos oferecidos destinam-se aos recém-convertidos e ensinam sobre a obra de Jesus, as doutrinas da salvação e outros temas. A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO Caixa Postal 45.040 - Irajá Rio de Janeiro - R.J. Cep: 21.235-970 - Brasil FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ Caixa Postal 18.300 - Aeroporto São Paulo - S.P. Cep: 04626-970 - Brasil INVESTIGADORES DA BÍBLIA (Adolescentes) Caixa Postal 18.300 - Aeroporto São Paulo - S.P. Cep: 04626-970 - Brasil CRESCENDO COM DEUS (infantil) Caixa Postal 301 São José dos campos - S.P. Cep: 12201-970 Brasil CURSO BÍBLICO INFANTIL Caixa Postal 21.452 São Paulo - S.P.