Membros

FORÇA EXTRA!


Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.(Bíblia. Neemias 8.10)

Ontem estive a pensar sobre esta passagem da Bíblia. Foquei na frase:"A alegria do Senhor é a vossa força".
Pensei nessa "alegria" como uma rocha inabalável. O vento pode soprar forte, mas ela está ali! Firme! A Alegria do Senhor é a que vem do profundo da alma porque não se baseia em circunstâncias exteriores. A "nossa" alegria é falha, porque está ligada a sentimentos que variam conforme o nosso humor que muitas vezes é ditado por aquilo que nos acontece no dia a dia.
Se tudo está bem, eu estou alegre e sorridente. Se algo vai mal, a tristeza bate e as lágrimas rolam. Alegria baseada nas circunstâncias...Seria bem melhor,se pegássemos a nossa "reserva" de alegria que vem de Deus para vivermos de forma prazerosa nesses dias difíceis.

Pense no seu notebook. Ele tem uma bateria e se estiver carregada, terá uma "força" extra mesmo se faltar energia,correto? Se você estiver em meio a um trabalho importante e faltar energia, ele vai continuar funcionando, pois tem uma "força" extra.

A Alegria do Senhor, é a nossa "força extra"!

Todos querem ser feliz! A alegria é o combustível da vida. Se estamos alegres , tudo tende a correr bem ao nosso redor. Se ao contrário, tudo tende a dar errado.
"A Alegria do Senhor é a nossa força"! Para isso temos que "policiar" os nossos pensamentos pois os pensamentos produzem os sentimentos. É como diz a palavra em Filipenses 4 e 8: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Se ocuparmos o nosso pensamento com preocupações, lembranças tristes, mágoas, teremos sentimentos condizentes com os pensamentos que povoam a nossa mente. Esses por sua vez produzirão sentimentos de tristeza, ansiedade, raiva, medo,inquietitude interior.
O apóstolo nos exorta a estarmos "relax", confiando a nossa vida nas mãos de Deus. "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus"
.(Fil 4 6-7)Humanamente não é fácil viver assim porisso temos que vigiar os nossos pensamentos e atitudes e "viver feliz", cultivando a paz e a alegria interior. Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos"!!!
Paulo repetiu: Alegrem-se! Eu repito: Alegrem-se!
Podemos achar que somos indefesos e incapazes. Porém contamos com a juda do Senhor. A "sua graça nos basta".
"Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor". A qualidade de vida daqueles que nos rodeiam é seriamente afetada pelas nossas atitudes e posturas diante da vida. É como já interrogou-se um pensador:"O que estou fazendo com a vida daqueles que passam pela minha vida?"
Isso é muito sério! Existe pessoas que escolhem ser tristes, carrancudas, chatas! Uma mala sem alça! Passam nesse mundo descolorindo a vida dos que estão ao seu redor.Esquecem que nossa vida passa rapidamente.

E Como será que é a vida de alguém que escolhe ser feliz?

Mesmo que a vida lhe dê mil motivos pra ser infeliz, ela agarra-se com todas as forças à "Alegria do Senhor". E contece isso com ela:"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus".
Ela terá o seu coração e os seus sentimentos guardados! Isso é maravilhoso!

Na prática é mais ou menos assim: De repente eu sinto-me triste.Paro um pouco fazendo uma auto análise do porquê dessa tristeza. Descobrindo isso, entrego nas mãos do Senhor e faço a minha parte também. Substituo logo os pensamentos tristes por boas lembranças e pensamentos alegres. Se precisar de um empurrãozinho, o Senhor me ajudará. O Espírito Santo intercede por mim ao Pai e me ajuda a dar "frutos do Espírito". Ele me ajuda a fazer uma assepcia em minha mente.

Penso em coisas boas. Se precisar, saio um pouco, converso com um amígo, vou ao salão de beleza, vou à academia malhar, vou lavar roupas,brinco com meus filhos, passeio com meus cachorros. Uma infinidade de coisas pequenas que podem tornar o dia especial.
Se os meus olhos querem olhar as núvens escuras, lembro que atrás dessas núvens tem um sol lindo!
Se a noite está escura, lembro que o dia vai amanhecer logo!E que "O choro pode durar uma noite mas a alegria vem ao amanhecer"! Exuperry em um momento de auto análise questionou-se:"Por que haveria eu de estar triste?"
O salmista também viveu situação semelhante quando falou a sua alma:"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus".

Não somos super homens nem super mulheres. O primeiro passo para a vitória é reconhecer as fragilidades e os limites.
Em dias tão difíceis, quem estará livre de tristezas? Porém, Em meio ao Caos... O Milagre! Um milagre para aqueles que optarem por viver no viver cotidiano experimentando a "Alegria do Senhor".
A nossa alegria é falha. A do Senhor é duradoura.
A nossa alegria baseia-se em circunstâncias. A do Senhor, na eternidade.
A nossa alegria é efêmera. A do Senhor é eterna.

Podemos contar com Ele e isso é muito trnquilizdor.E o melhor, é que não precisamos fazer tanto esforço assim. Ele está dentro de nós e a sua graça nos basta!