Membros

O Tempo Certo vai Chegar




Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.(Ecl 3.1)

Quando estava a fazer meu enxoval de noiva, no ano de 1991, comprei uma linda passadeira bordada de linho branco e até já imaginava como ficaria na mesa em meu futuro lar. Mês após mês, ia colecionando as peças do meu enxoval e uma peça destacava-se: A Passadeira bordada de Linho. Casamos em Setembro de 1992. Ao arrumar o nosso cantinho, peguei ansiosamente a passadeira, mas não pude usá-la, pois, a nossa mesa era redonda de quatro lugares.A passadeira era maior, não ficava bem. Guardei-a. Os anos foram passando, os filhos nascendo, e quando já não éramos mais dois e sim cinco, meu sogro nos deu uma resistente mesa de madeira de seis lugares. Corri, peguei a passadeira para finalmente usá-la, mas ela não combinou com a madeira da mesa. Guardei-a novamente e esqueci.Os anos passaram.
No início desse ano, numa linda manhã ensolarada, estava limpando a minha mesa com tampo de vidro. Um raio de sol entrou pela persiana refletindo no vidro, fazendo-me pensar, enquanto arrumava as flores no vaso: "Humm... Que lindo! Agora só falta uma passadeira bem bonita!" Fui a gaveta procurar e sabem o que eu encontrei, após dezoito anos sem uso, com cheirinho de "guardado" e tudo?? A minha linda passadeira de linho! Não é necessário falar o que fiz. Finalmente a mesa certa para usar a minha passadeira! Depois de tantos anos, depois de tantas mesas, foi nessa que ela caiu bem. Sentei-me e fiquei a observar a harmonia do conjunto. O tempo certo para usar a minha passadeira havia chegado.
Esse episódio símples, me fez pensar sobre a vida e como ela nos trás lições valiosas! Pensei no tempo certo de acontecerem fatos em nossas vidas e no caminho que trilhamos até que chegue este tempo. Nesse ínterim podem surgir inquietações e ansiedade. A ansiedade nos faz jogar fora preciosidades. Eu poderia ter jogado fora a minha passadeira. Ainda bem que não joguei.
Há um tempo certo para acontecerem as coisas em sua vida.Acredite! Esse tempo pode vir rápido ou demorar dezoito anos como aconteceu comígo. Mas existe esse tempo.
Hoje a vida para mim está um pouco mais amena, mas, já tive tempos difíceis, um deles, foi quando estava com meus três filhos pequeninos: Com um, dois e quatro anos. Imagine o que é cuidar de uma galerinha dessas, tendo compromissos de uma esposa de Pastor e ainda por cima trabalhar fora. Certa vez, eu estava muito angustiada porque queria fazer tudo ao mesmo tempo, como cuidar deles e participar de todos os cultos e trabalhos da Igreja. Pensava assim: "O que os Irmãos irão achar de mim, esposa de Pastor e faltando algumas atividades da Igreja?" Um dia pela manhã,às vésperas de um Congresso de Círculo de Oração de Senhoras, enquanto as companheiras já estavam no templo ao lado da esposa do Presidente, eu me encontrava rodeada de mamadeiras, fraldas sujas, brinquedos espalhados, bebê choramingando... O telefone tocou. Tocou na hora certa, tendo a pessoa certa do outro lado da linha, com as palavras certas. A Esposa do Pr. Presidente falou: "Soneide, fique tranquila, viva esse seu tempo.Ele vai passar, as crianças irão crescer e você poderá participar de outros eventos.Há tempo pra tudo, querída!". Respirei fundo. Como aquelas palavras me ajudaram!
Parei de atropelar as coisas, as pessoas, as circunstâncias. Parei de tentar chegar onde no momento não poderia chegar. Passei a viver cada momento como algo que não poderia ser repetido. Tirei a carga das costas, livrei-me da ansiedade e passei a viver bem melhor!Há verdades que precisamos abraçar para poder sobreviver, como esta que encontra-se nesse texto bíblico:


"Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos".(Ecl 9.11)

As coisas estão demorando de se encaixar? Relaxe! Vai chegar o seu tempo e não jogue a passadeira fora!