Pular para o conteúdo principal

Mulher Virtuosa e Equilibrio das Finanças



Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. (Pv 31.10)
Essa passagem bíblica, como também o contexto onde ela está inserida, fascina-me. Nela vejo uma mulher,  liberta da ditadura do "esquenta a barriga no fogão e  a esfria no tanque de lavar roupas". 
Não condeno a majestade da "Rainha do Lar" apenas tiro o chapéu para as nobres mulheres que, aventuram-se a sair dos domínios do seu reino. Sendo ativas, inteligentes, corajosas e consequentemente fazendo  o dinheiro esticar.
Veja as qualidades dessa mulher:
Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. (Pv 31 15,16)
Ela busca com inteligência um bom negócio que venha a melhorar as finanças da família e fecha esse negócio.  A mulher da qual o texto fala está trabalhando com compra e venda de imóvel e obtendo lucro nessa transação. Diga-se de passagem, sem perder a coroa de rainha do lar! Observe o texto na cor vermelha, ela compensou o tempo que ficaria fora "a negócios",  levantando-se mais cedo.
Eu gosto muito de dormir porém, gosto mais ainda desse provérbio de Salomão: "Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão". (Pv 20.13)
Segundo uma pesquisa publicada na Revista "Infomoney", 54% das brasileiras não poupam ou guardam muito pouco. A perquisa mostra que mais da metade das mulheres brasileiras não poupa nada ou guarda muito pouco de sua renda. Por outro lado, apenas 4% das mulheres, conseguem guardar mais de um terço da sua renda ao longo de um ano.
Ter as contas domésticas na ponta do lápis é um grande passo para poupar. Uma mulher "virtuosa" sabe exatamente, quanto entra em dinheiro nas finanças domésticas e quanto sai. E não fugindo do nosso assunto, essa tarefa pode ser feita pela mulher. Eu particularmente, amo fazer a planilha mensal do nosso orçamento doméstico.
Vou ser sincera com vocês, cá pra nós, sabem o que eu queria mesmo? Era pegar a grana e torrar todinha em roupas, sapatos e chocolates. Mas o bom senso me diz que não é por aí. Sendo assim, paro com a euforia do prazer imediato e faço o nosso orçamento, mesmo antes do salário chegar.
Temos muito que aprender para sermos "Rainha do Lar" e Mulheres Virtuosas fora das paredes do nosso reino. 
Permita-me sugerir algumas leituras, testadas e aprovadas. Não somente li, mas dediquei um tempo a estudar esses livros que chamam à atenção pelos seus nomes exóticos.
  • Casais Inteligentes enriquecem juntos de Gustavo Cerbasi, ele aborda as finanças desde o noivado.
  • Salomão o homem mais rico que já existiu de Scott, Steven K. aborda princípios de vida tirados da vida de Salomão. Em especial a diligência na busca do equilíbrio financeiro.
  • Mulheres boazinhas não enriquecem da psicoterapeuta norte-americana Lois P. Frankel, esse estou lendo agora. Ele reúne dez mitos que deixariam o sexo feminino longe do sucesso e da conquista da independência financeira. Ah! Não poderia jamais esquecer, o primeiro livro que li quando desejei o equilíbrio nas finanças. E ressalto, ele me ajudou muito:
  • Pai Rico, Pai Pobre  que por sinal é o primeiro best-seller de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter.
    Você pode me perguntar, e o meu marido, aprovará tudo isso? Menina, ele será o primeiro a colher os frutos dessa sua semeadura. O marido de uma mulher virtuosa vai demorar mais de mostrar os cabelos brancos. É como diz o sábio Salomão: "Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra". (Pv 31.23)

    E Você? O que ganhará com isso? Perderá, por vezes, “o prazer imediato", mas terá em sua coroa de "rainha do lar" mais algumas pedrinhas: A do reconhecimento da sua família pelo seu trabalho: Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas (Pv 31) A da fartura de bens e alimentos.
    Porém, uma, com certeza brilhará muito mais: A pedrinha da tranqüilidade. "A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro”. E essa não tem preço.
Imagem:http://www.stockvault.net/
Licença Creative Commons
Based on a work at milagremulher.blogspot.com.

Comentários

  1. Gostei das dicas.Muito obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Com grande satisfação encontrei este artigo que me chamou bastante atenção. Uma relação terá graves consequências quando há um desequilibrio nas finanças. Meu casamento desmoronou pelo fato do meu ex-marido não concordar da minha participação em seus negócios. Quando eu tentava freiá-lo com as contrações de dívidas, simplesmente me ignorava e achava que estava tentando "controlá-lo". Puro machismo. Tudo tem um limite. Cheguei ao ponto de pedir o divórcio pois devido as suas atitudes machistas eu vivia sob um estresse avassalador, resultando em doenças de fundo emocional - depressao - e infecções diversas acarretadas por noites mal dormidas em função da minha baixa resistência imunológica. Conclusão para uma vida matrimonial saudável e harmoniosa é necessário a busca do equilibrio financeiro. Um grande abraço para todos.

    ResponderExcluir
  3. Artigo bem escrito e conteúdo sábio. Eu passei momentos dificeis com a minha familia, antes de tomar uma posição de mulher sábia em meu lar. Sofremos bastante porque não praticava os conhecimentos da palavra de Deus em ser uma mulher virtuosa.Não sabia quanto entrava e quanto saia do nosso dinheiro. Endividada, procurei ajuda em várias obras sobre om assunto e pouco a pouco fui saindo do vermelho. Hoje, a vida financeira está sob controle. Alguns artigos desse blog me ajudaram muito também. gostaria de sugerir a todos um livro que me ajudou bastante: Como organizar sua vida financeira de Gustavo Cerbasi. Editora Campus.desejo muita paz e luz a todos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente:

Postagens mais visitadas deste blog

Orquídeas, uma festa para os nossos olhos...

Que bela festa para os nossos olhos são as orquídeas... Que belo presente também! Qual a origem delas? Referências às espécies de orquídeas somente apareceram na Era Cristã. O primeiro livro sobre orquídeas provavelmente foi escrito em chinês, mais ou menos no ano 1000, e relacionava nome de espécies de variedades e dava instruções sobre a sua cultura mas, em escritos da literatura oriental, encontrou-se a expressão: "Ran trascala perfume dos Reis". A palavra chinesa que significa orquídea é Ran ou Lan e ela reaparece em vários trabalhos de poetas e filósofos como o resumo de pureza, graça e fragrância. No século XV, surgiu a imprensa e também uma longa linha de livros e folhetos relacionados às orquídeas. Já não se via somente a inclusão das orquídeas em relações de plantas de ervas por suas supostas qualidades medicinais. 0 interesse botânico pelas orquídeas progrediu paulatinamente, tomando grande impulso e conquistando maiores conhecimentos com a invenção do microscópio c

Aprendendo com "Sara"

"Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido" (Hebreus 11:11). 1- Primeiro Passos Rumo À Canaã Não foi fácil para Sara, esposa de Abraão, esperar o cumprimento das promessas de Deus. O Senhor fez promessas importantes a seu marido e, pela fé, eles tiveram que abandonar tudo - sua terra, seus familiares, a casa do pai - e seguir para uma terra que o Senhor lhes prometeu. O Senhor disse a Abraão: "... Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção" (Gênesis 12:1-2). Não foi fácil para eles e não é fácil para nós quando Deus nos manda fazer algo que vai mudar, completamente, a nossa maneira de viver. É difícil visualizar o que Deus está planejando para nós, pois, como diz Twila Paris: "Como seres humanos, não somos capazes d

CURSOS BÍBLICOS GRÁTIS POR CORRESPONDENCIA

Que tal fazer um curso Bíblico Gratuito por correspondência? Abaixo estão alguns endereços, escreva solicitando o seu curso. Garanto que serão uma grande benção em sua vida pessoal e espirítual. Escreva e solicite o seu CURSO. ESCOLA BÍBLICA DO AR Caixa Postal 866 - Rio de Janeiro - R.J Cep: 20001-970 - Brasil Conveniado com a Junta de Missões Nacionais, os Cursos oferecidos destinam-se aos recém-convertidos e ensinam sobre a obra de Jesus, as doutrinas da salvação e outros temas. A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO Caixa Postal 45.040 - Irajá Rio de Janeiro - R.J. Cep: 21.235-970 - Brasil FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ Caixa Postal 18.300 - Aeroporto São Paulo - S.P. Cep: 04626-970 - Brasil INVESTIGADORES DA BÍBLIA (Adolescentes) Caixa Postal 18.300 - Aeroporto São Paulo - S.P. Cep: 04626-970 - Brasil CRESCENDO COM DEUS (infantil) Caixa Postal 301 São José dos campos - S.P. Cep: 12201-970 Brasil CURSO BÍBLICO INFANTIL Caixa Postal 21.452 São Paulo - S.P.