Membros

Mulher Virtuosa e Equilibrio das Finanças



Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. (Pv 31.10)
Essa passagem bíblica, como também o contexto onde ela está inserida, fascina-me. Nela vejo uma mulher,  liberta da ditadura do "esquenta a barriga no fogão e  a esfria no tanque de lavar roupas". 
Não condeno a majestade da "Rainha do Lar" apenas tiro o chapéu para as nobres mulheres que, aventuram-se a sair dos domínios do seu reino. Sendo ativas, inteligentes, corajosas e consequentemente fazendo  o dinheiro esticar.
Veja as qualidades dessa mulher:
Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. (Pv 31 15,16)
Ela busca com inteligência um bom negócio que venha a melhorar as finanças da família e fecha esse negócio.  A mulher da qual o texto fala está trabalhando com compra e venda de imóvel e obtendo lucro nessa transação. Diga-se de passagem, sem perder a coroa de rainha do lar! Observe o texto na cor vermelha, ela compensou o tempo que ficaria fora "a negócios",  levantando-se mais cedo.
Eu gosto muito de dormir porém, gosto mais ainda desse provérbio de Salomão: "Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão". (Pv 20.13)
Segundo uma pesquisa publicada na Revista "Infomoney", 54% das brasileiras não poupam ou guardam muito pouco. A perquisa mostra que mais da metade das mulheres brasileiras não poupa nada ou guarda muito pouco de sua renda. Por outro lado, apenas 4% das mulheres, conseguem guardar mais de um terço da sua renda ao longo de um ano.
Ter as contas domésticas na ponta do lápis é um grande passo para poupar. Uma mulher "virtuosa" sabe exatamente, quanto entra em dinheiro nas finanças domésticas e quanto sai. E não fugindo do nosso assunto, essa tarefa pode ser feita pela mulher. Eu particularmente, amo fazer a planilha mensal do nosso orçamento doméstico.
Vou ser sincera com vocês, cá pra nós, sabem o que eu queria mesmo? Era pegar a grana e torrar todinha em roupas, sapatos e chocolates. Mas o bom senso me diz que não é por aí. Sendo assim, paro com a euforia do prazer imediato e faço o nosso orçamento, mesmo antes do salário chegar.
Temos muito que aprender para sermos "Rainha do Lar" e Mulheres Virtuosas fora das paredes do nosso reino. 
Permita-me sugerir algumas leituras, testadas e aprovadas. Não somente li, mas dediquei um tempo a estudar esses livros que chamam à atenção pelos seus nomes exóticos.
  • Casais Inteligentes enriquecem juntos de Gustavo Cerbasi, ele aborda as finanças desde o noivado.
  • Salomão o homem mais rico que já existiu de Scott, Steven K. aborda princípios de vida tirados da vida de Salomão. Em especial a diligência na busca do equilíbrio financeiro.
  • Mulheres boazinhas não enriquecem da psicoterapeuta norte-americana Lois P. Frankel, esse estou lendo agora. Ele reúne dez mitos que deixariam o sexo feminino longe do sucesso e da conquista da independência financeira. Ah! Não poderia jamais esquecer, o primeiro livro que li quando desejei o equilíbrio nas finanças. E ressalto, ele me ajudou muito:
  • Pai Rico, Pai Pobre  que por sinal é o primeiro best-seller de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter.
    Você pode me perguntar, e o meu marido, aprovará tudo isso? Menina, ele será o primeiro a colher os frutos dessa sua semeadura. O marido de uma mulher virtuosa vai demorar mais de mostrar os cabelos brancos. É como diz o sábio Salomão: "Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra". (Pv 31.23)

    E Você? O que ganhará com isso? Perderá, por vezes, “o prazer imediato", mas terá em sua coroa de "rainha do lar" mais algumas pedrinhas: A do reconhecimento da sua família pelo seu trabalho: Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas (Pv 31) A da fartura de bens e alimentos.
    Porém, uma, com certeza brilhará muito mais: A pedrinha da tranqüilidade. "A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro”. E essa não tem preço.
Imagem:http://www.stockvault.net/
Licença Creative Commons
Based on a work at milagremulher.blogspot.com.