Pular para o conteúdo principal

Sua Mãe está sempre lá...

Semana passada andava eu pelo Shopping e numa subida de escada rolante, um degrau abaixo, estava um rapaz. Aparentava ter os seus 22 a 23 anos. Com um celular no ouvido bradava, raivoso:
Não, mãe! Não precisa fazer comida!
— ........ Eu estou cuidando da minha vida! ........ Vou atrasar-me! Você é culpada dos meus atrasos! Continuou rispidamente e raivoso. Eu imaginei o ser humano que estava do outro lado. Imaginei como se encontrava aquele coração.
Em minha frente estava mais um filho culpando a sua mãe, pelos seus problemas e ela lá coitada, lhe esperando com uma comida quentinha e gostosa!
É muito fácil culpar alguém. Culpar os pais são mais fácil ainda. Dia após dia, vemos a grosseria com que alguns filhos tratam os seus pais. A mãe, pelo simples fato de ser mãe, sofre muito mais.
Há um esquecimento generalizado por parte de alguns filhos, esquecimento de dias passados, meses passados, anos passados.
Esquecem tudo que passou. Quando os pais mais precisam deles, estão distantes. Não falo de uma distância geográfica porque tenho consciência de que chegando o momento chega, os filhos precisam cuidar das suas vidas. Mas quando se sai abruptamente, sem dar uma explicação, sem se organizar, é duro! Sair, sumir por dias e depois aparecer como se nada tivesse acontecido. Sair sem ao menos falar que vai sair e para onde vai. O amor de mãe, não se explica. Sou mãe e não sei explicar esse amor. Alguém que dá a própria vida para proteger o filho. Alguém que não abandona, que está sempre lá, mesmo quando maltratada, escorraçada. Estou aqui a ver o jornal, neste momento passou uma reportagem: Mãe é atingida por bala perdida ao tentar proteger a filha. A mãe não resistiu e morreu. A filha, teve apenas arranhões leves. Fatos como esse se repetem diariamente, mães, dando a vida para proteger os seus filhos. Porém, quando o filho cresce, esquece tudo.

Deixa eu lembrar-lhe: Quando você ainda não tinha consciência, a sua mãe estava lá. No dia do seu nascimento, a sua mãe estava lá para te dar a luz e receber-te como o melhor presente a ela dado.
Quando você deu o seu primeiro passo, quando nasceu o seu primeiro dente Ela estava lá. Quando você adoeceu, ela passou a noite acordada velando o seu sono, procurando a melhor posição para você dormir. Quando você não encontrava posição, ela foi o seu colchão, o seu travesseiro Ela sempre estava lá. A sua mãe estava lá e continua lá. Mas você onde está?
Você saiu, a abandonou. Passa dias sem ao menos dar-lhe um bom dia, perguntar como ela está. Mas ela continua lá, onde você a deixou e não fica uma noite sequer sem lembrar de você. O seu coração sofre silencioso. Sofre a saudade, o abandono. As vezes você até aparece, mas continua ausente. O abandono afetivo é o que mais dói. E você ainda culpa a sua mãe de todas os seus problemas, os seus traumas. A mãe não pode se proteger contra o próprio filho. Como se proteger ou lutar contra alguém que se ama incondicionalmente? Nem falar se pode, porque para este filho tudo é drama! Os dias são penosos, as noites longas e frias. O corpo somatiza, o coração sangra e as dores misturam-se.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orquídeas, uma festa para os nossos olhos...

Que bela festa para os nossos olhos são as orquídeas... Que belo presente também! Qual a origem delas? Referências às espécies de orquídeas somente apareceram na Era Cristã. O primeiro livro sobre orquídeas provavelmente foi escrito em chinês, mais ou menos no ano 1000, e relacionava nome de espécies de variedades e dava instruções sobre a sua cultura mas, em escritos da literatura oriental, encontrou-se a expressão: "Ran trascala perfume dos Reis". A palavra chinesa que significa orquídea é Ran ou Lan e ela reaparece em vários trabalhos de poetas e filósofos como o resumo de pureza, graça e fragrância. No século XV, surgiu a imprensa e também uma longa linha de livros e folhetos relacionados às orquídeas. Já não se via somente a inclusão das orquídeas em relações de plantas de ervas por suas supostas qualidades medicinais. 0 interesse botânico pelas orquídeas progrediu paulatinamente, tomando grande impulso e conquistando maiores conhecimentos com a invenção do microscópio c...

CURSOS BÍBLICOS GRÁTIS POR CORRESPONDENCIA

Que tal fazer um curso Bíblico Gratuito por correspondência? Abaixo estão alguns endereços, escreva solicitando o seu curso. Garanto que serão uma grande benção em sua vida pessoal e espirítual. Escreva e solicite o seu CURSO. ESCOLA BÍBLICA DO AR Caixa Postal 866 - Rio de Janeiro - R.J Cep: 20001-970 - Brasil Conveniado com a Junta de Missões Nacionais, os Cursos oferecidos destinam-se aos recém-convertidos e ensinam sobre a obra de Jesus, as doutrinas da salvação e outros temas. A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO Caixa Postal 45.040 - Irajá Rio de Janeiro - R.J. Cep: 21.235-970 - Brasil FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ Caixa Postal 18.300 - Aeroporto São Paulo - S.P. Cep: 04626-970 - Brasil INVESTIGADORES DA BÍBLIA (Adolescentes) Caixa Postal 18.300 - Aeroporto São Paulo - S.P. Cep: 04626-970 - Brasil CRESCENDO COM DEUS (infantil) Caixa Postal 301 São José dos campos - S.P. Cep: 12201-970 Brasil CURSO BÍBLICO INFANTIL Caixa Postal 21.452 São Paulo - S.P. ...

Tem Misericórdia de mim, ó Deus!

Ouve, SENHOR, e tem piedade de mim, SENHOR; sê o meu auxílio. (Sl 30.10) Hoje estou num daqueles dias em que as núvens negras tentam cobrir meu sol. O vale é profundo e longo e por vezes sinto medo ao trilhar sozinha este vale. As sombras reaparecem e somem, reaparecem e somem num bailar interminável e cruel. O vento frio faz-me perder o equilibrio. Caio de joelhos. Olho pra cima e clamo mesmo ser ver ninguém: "Tem misericórdia de mim, SENHOR, porque sou fraco; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão perturbados. Tem misericórdia de mim, SENHOR, olha para a minha aflição, causada por aqueles que me odeiam; tu que me levantas das portas da morte; Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito. Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim. Ouve, SENHOR, e tem piedade de mim, SENHOR; sê o meu auxílio"(palavras do salmista). Levanto.Cabelos em desalinho, roupas esfarrapadas, pele castigada pelo vento, pés frios e calejados. S...