Membros

Eu agi corretamente...Por que deu tudo errado??


"Ele (Elias), porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais". (1 Rs 19.4)


-"Mãe de médico morre"?

Certamente você responderia sem demorar.

Pode um líder fraquejar? Sentir-se impotente e solitário diante de perseguições, injustiças, solidão?? Algo pode dá errado pra alguém que faz tudo certo?

Elias,o Profeta do Senhor, diante de um povo cético, que abandonara ao Deus verdadeiro para seguir a deuses falsos, encontrava-se exausto questionando àquela situação.

O grande líder, estava sozinho, os amígos se foram, utros tinham sido mortos. E ele mesmo precisava esconder-se para não morrer. O ajudador, estava sendo chamado de "perturbador".

Mesmo diante dessa situação, algo precisava ser feito e sob a orientação de Deus, Elias apresentou-se ao povo.

"Elias, profeta do Senhor, lançou o desafio:
Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.
Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.
Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra" (1 Reis 18 21-24)

E assim foi feito. Elias estava eufórico, adrenalina total, apesar da disparidade do time. Um,contra quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e quatrocentos profetas de Asera.

O desafio começou, pelo time maior. Era duro de ver aquela multidão de homens clamando, se auto flagelando, berrando, chorando. E assim foi desde a manhã até o meio dia.
Elias ainda encontrou oportunidade de fazer uma gracinha:"E sucedeu que ao meio dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará".(V 27)
O clamor continuava, mas de nada adiantou. Eles eram uns fracassados!
Elias levantou-se tranquilamente, com a segurança de quem sabe o que vai acontecer e de quem conhece as suas convicções e crenças. Levantou-se e ousadamente falou: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do SENHOR, que estava quebrado.(v 30 b)

Cuidadosamente procedeu com um ritual de concertos e preparativos que levariam ao sucesso. Tudo em nome do Senhor Deus no qual ele tinha fé e confiança que tudo daria certo. Apesar de estar só, não houve dúvidas , medo ou vacilo naquele momento. Cada detalhe foi cuidadosamente preparado. E para provar aos céticos a autenticidade do milagre, mandou encher de água ao redor do altar.

Tudo pronto então. O líder posicionou-se no lugar que deveria estar.´
Não esperou muito tempo, nem precisou falar muito.Apenas o necessário:
Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração". (V 36b)
Imediatamente aconteceu o milagre!
" Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!"(V 38)

Elias estava satisfeito e eufórico. A coragem tomou conta do ser ser. Deu ordens para que exterminassem os falsos profetas. Foi até o rei Acabe deu uma palavrinha cortês com ele. " Vai homem, come e bebe, alegre-se porque vai chover muito!
Não tinha nenhuma nuvem no céu mas a nuvem ainda que pequenina apareceu confirmando a palavra de um homem vitorioso e confiante.
-Rei Acabe, corra, senão a chuva te pega! Elias tão alegre que estava correu junto aos cavalos de Acabe.(Aproximadamente dezessete milhas) A vitória gera força!
Humm... Que vitória, heim?? Muito bom! Imagine como Elias não estava! Feliz da vida!

Mas a alegria não durou por muito tempo.

A mulher de Acabe,mandou caçar Elias para matá-lo.A idolatria, especialmente a adoração de Baal, dominava o país de Israel. O rei e a rainha desta nação, Acabe e Jezabel, eram totalmente corruptos. Ele teve que fugir imediatamente.

Ele era um fugitivo agora e jurado de morte.
Ontem, vitorioso, audaz, corajoso.Hoje sendo caçado, fugitivo.
Ufa!! Que canseira! Tudo desandou!
Cabisbaixo, caminhou pelo deserto durante um dia. Cansado, sentou em baixo de uma árvore e desabafou:
"Basta!! Já Basta! Toma agora a minha vida"!!!!!!!!!!!!
Aquele líder, agora queria colocar um ponto final em sua vida. Cansado, frustrado por fazer certo e tudo dar errado. O que desencadeou a tristeza de Elias foi a dificuldade em conseguir os resultados desejados. Depois de anos de fidelidade ao Senhor e depois da matança dos falsos profetas, nada tinha realmente mudado. Ou assim parecia. É extremamente desanimador trabalhar, trabalhar, trabalhar e mesmo assim não ver resultados positivos. Ele estava "acabado". Um líder Frustrado.
Aí voltemos a questão que lhe fiz lá no início:
- Mãe de médico morre??
-Morre!
-Líder desanima??
-Desanima!
-Líder precisa de ajuda, de uma palavra , de um ombro amigo??
-Precisa!!
Aquele que tantas vezes animara um povo, trazendo milagres através do clamor ao Deus verdadeiro, estava caído, desanimado, sem fé e forças para continuar. Precisava de uma palavra de ânimo, de ajuda, precisava de uma mão. estava só no deserto. Vulnerável diante de uma sentença de morte.
Fazer o que?
Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro.
Os horizontes estreitaram-se, as esperanças se foram, não tinha mais saída.

Será que não??
Ele sentia-se só, mas Deus sabia da sua real necessidade e debilidade física e providenciou ajuda, mesmo em meio ao "deserto". Ele mandou um anjo com a ajuda.
" o anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se".(1Rs 19.6)
As vezes uma ajuda não basta, é preciso um pouco mais de paciência. Ele tornou a deitar-se.
E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.(v 7)
Levantou, comeu, sentiu-se revificado com o alimento. Andou por longo caminho e então foi parar em uma caverna.
Humm... caverna... Que aconchegante! Poderia ficar ali!

-"Que fazes aqui Elias"? A Voz de Deus ecoou!
Ainda sonolento ele jogou para fora o ressentimento que carregava:

-"Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. (v 10)

-Sai para fora dessa caverna, Elias! Coloca-te perante o Senhor!
Houve um rebuliço total! Passava Um grande vento e terremoto. Porém Deus não estava no vento e no terremoto. Depois um fogo. E Deus também não estava no fogo!
Mas depois do fogo, uma voz mansa e delicada que inseriu em Elias coragem para sair da caverna.
- Que fazes aqui, Elias??

E a resposta foi exatamente a mesma:
-"Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem".(v 10)
-Puxa, eu fiz tudo certinho, dei o máximo que pude de mim, só eu continuei firme e mesmo assim querem é me matar!! Que é isso!? Apesar de ter feito certo, deu tudo errado!
Precisamos confiar no Senhor até mesmo quando não vemos nada grandioso, marcante, urgente ou estarrecedor! Deus pode trabalhar quieto, por meios de pequenos e aparentemente insignificantes detalhes. Elias estava esperando um vento, um terremoto e um fogo, mas o Senhor estava num som soprado suavemente. Em tempos de desânimo fiquemos quietos Pois o Senhor age de forma calma e delicada. Muitas vezes nem percebemos o agir do Senhor ao nosso favor.
É como diz o salmista:"Decerto, fiz calar e sossegar a minha alma; qual criança desmamada para com sua mãe, tal é a minha alma pra comigo. Espera Israel no Senhor, desde agora e para sempre. Amém". (Sal 131.2)
Aqui estava Elias, uma pessoa boa, esforçada e fiel que tinha parado no caminho, estagnado. Como Deus lidaria com ele? Deus não ficou aborrecido ou desistiu dele. Por outro lado, Deus também não o mimou. O Senhor desafiou-o diretamente, ajudando-o a recuperar o ânimo, e seguir em frente.
- Homem estás pensando que teu caminho findou? Vai! Volta pelo deserto! faz o caminho de volta Elias! nem tudo é como tu pensas. Ainda existem pessoas fiéis, sete mil, que não beijaram o falso deus. Não estarás mais sozinho.

Vai Elias! Ainda não terminou! Tens novos desafios!
Bem, a história continuou, Elias renovado Prosseguiu o seu ministério. Ungiu Reis e também o seu sucessor Eliseu.

Pensas que a tua vida está no fim?? O socorro e ajuda virá de Deus que te dará novo ânimo para continuar a tua jornada.
Estás prostrado e desanimado? Saia da Caverna, põe-te em pé diante do Senhor! Não temas pois a voz de Deus é mansa e tranquila. Ele te mostrará o caminho orientando como deves seguir.
És líder! Terás grandes conquistas e grandes vitórias. Acredite!

Ah, não seja auto-suficiente. Aceite ajuda!

Você pode até entrar na caverna, mas lá não é teu lugar! Aceite ajuda para sair!
O ministério continua! Muitos precisam de você.

(Soneide Luz - Referências: Bíblia On Line/ Almeida Revista e corrigida - 1995 ( http://www.bibliaonline.com.br ) _ Direitos reservados).