Membros

A Importancia de Economizar Água




Poucas pessoas sabem que o dia 22 de Março é o Dia Internacional da Água.Bacana é o que vem atrás dessa idéia:A conscientização da Importância da água para o nosso planeta e como ela está sendo desperdiçada sem limites. O planeta Terra é formado de, aproximadamente, 70% de água, porém a maior parte dessa água, 97,50%, é salgada e imprópria para o consumo.A água doce, 2,493% está em lençóis subterrâneos ou congelados nos pólos, e apenas 0,007% está em rios e lagos, disponível para nosso consumo.Sentiu o drama? É hora de acordar!
A Água um dos bens essenciais e indispensável ao ser vivo. Homens, animais e plantas precisam de água para manter-se vivos.O Sangue que circula em nossas veias é filtrado pelos rins que precisa da água que bebemos para funcionar corretamente! Não podemos viver sem água e vemos pouco a pouco esse precioso líquido escorrer pelo ralo diminuindo a quantidade de água potável na terra. O que podemos fazer para economizá-la?
Abaixo algumas dicas símples e fáceis de seguir:
Um banho demorado é muito bom, principalmente no tempo de calor,porém garantir água potável para os nossos filhos, netos e bisnetos é bem melhor.Tome banhos rápidos, feche o chuveiro para ensaboar-se; .Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba.
Mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada.Estava vendo agora a pouco uma dica no programa da Ana Maria Braga:"Faça xixi na hora do banho", será menos uma descarga acionada e 15 litros de água em média economizados.(Eu já faço isso a muito tempo rs rs)Faça xixi no início. A água do banho, sabonete, champoo e etc vai levar o cheirinho característico.
Conserte os vazamentos o quanto antes. Uma torneira pingando durante o dia todo leva em média 46 litros de água embora. Em um ano, esse desperdício chega a 16.500 litros de água.
Antes de lavar pratos e panelas, remova bem os restos de comida e jogue-os no lixo.Passe a bucha em todos de uma só vez e então enxague-os. Deixe de molho as louças e panelas com sujeira mais pesada para depois ser retirada a sujeira com mais facilidade e com menos água.Vou dar uma dica que é do "tempo da Vovó": Lave a louça em uma bacia. Aliás duas bacias,uma para ensaboar e uma para enxaguar! Sabe por que? Lavar louça durante 15 minutos com a torneira aberta em um apartamento, onde a pressão da água é maior do que em uma casa, você gasta 240 litros de água. Mas se usar uma bacia cheia d’água, ou a própria pia, para ensaboar a louça e abrir a torneira somente para o enxágüe, pode reduzir esse tempo para 5 minutos e economizar 160 litros.
Se sua família lava louça três vezes por dia, a economia diária chegará a 480 litros. Se apenas cinco famílias adotarem esse método por vinte anos, a água poupada chega a 17,5 milhões de litros que dá para matar a sede de quase 9 milhões de pessoas em um dia.
Deixe a roupa suja acumular e lave tudo de uma vez e se for pouca, regule a água na máquina de lavar para o nível baixo ou médio. No tanquinho, use a mesma água para fazer 3 a 4 lavagens, existe um sabão específico para ser usado dessa forma no tanquinho.Após a última lavagem aproveite essa mesma água para lavar a calçada. Você vai economizar água e sabão.
Em vez de lavar a casa todo dia, passe um pano úmido. É eficaz e econômico.Esse procedimento é até indicado por especialistas em alergia respiratória. Se existir manchas no piso, limpe-as com um pano embebido em água e um pouco de coca cola antes.
Se realmente precisar usar a torneira para lavar a calçada, use a vassoura para retirar a sujeira antes e durante a lavagem. Use a vassoura para empurrar a sujeira em vez de empurrá-la com o jato d'água.
Ao colocar água para ferver, cubra o recipiente, para apressar a vervura e não evaporar. Procure não esquecer a água fervendo no fogo pois vai secar e você vai precisar de mais água.Sem falar no gás desperdiçado.
Evite lavar o carro em dias muito quentes, você vai precisar de muita água! se necessário use um balde e pano, nunca a mangueira.Lave-o em dias chuvosos e que tal aproveitar a água da chuva? Por falar em água da chuva, se você mora em uma casa, ao chover forte coloque baldes para colher a água que cai e aproveitá-la para lavar o carro, dar banho no cachorro e etc.
Use o regador ou uma vasilha para regar o jardim e suas plantinhas em vez da mangueira.
E para terminar, uma dica excelente para o seu bolso, Preste atenção na data e no valor da leitura. A leitura atual menos a leitura anterior fornece o seu consumo de água no mês. Fique atento na data da próxima leitura. Neste dia anote a leitura do hidrômetro e realize leituras periódicas para acompanhar seu consumo ao longo do mês. Tente mantê-lo dentro de sua média. Um aumento pode representar a existência de vazamentos ainda que internos. Se desconfiar de algum, chame a companhia de fornecimento de água, para dar uma olhadinha. Com pequenos gestos de mudança de atitude e toda família ajudando,estaremos a colaborar.
Por Exemplo:Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira pouco aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água, isso em uma escovação. Multiplicando pelo número de pessoas na casa e, depois, por 30 dias, dá para se ter uma idéia da economia. Em minha casa por exemplo, somos 5 pessoas, diariamente teríamos uma economia de 57,5 litros. multiplicando esse valor por 30, teríamos uma economia de 1.731 litros em 30 dias.
Podemos ficar sem água se você não fizer sua parte! Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em 2025, 1 bilhão de pessoas no mundo não terão água potável para consumir. Você já imaginou a sua vida sem água para beber, tomar banho, lavar louça? Então, colabore!

Agradecimentos:
http://www.akatu.org.br
http://www.milagremulher.blogspot.com
http://www.meninomaluquinho.com.br