Pular para o conteúdo principal

O QUE FAZER NOS DIAS ESTRESSANTES



Corpo agitado, pernas cansadas e trêmulas, suor abundante, dor de cabeça, palpitações... Isto e muito mais, é o que sentia naqueles dias "estressantes". Quando preciso resolver muitas questões, coisas e mais coisas e nem dá para priorizar! Todas são importantes! O que fazer???
Bem, é como diria o Pr. José Vicente da Silva: "Quando me mandam correr, eu me sento!" E eu faço o mesmo!
Como consegui esta façanha? Meditando na Bíblia. Vamos ver?
A Leitura está localizada no Livro de Marcos, capítulo 6, versículos 30, 31 e 32:(30)E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus, e contaram-lhe tudo, tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado.
(31)E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer.
(32)E foram sós num barco para um lugar deserto.

Nesse texto encontramos os ajudantes de Jesus, entusiasmados e muuuuito ocupados a contar-lhe tudo que tinham feito e estavam fazendo. Só que Jesus, profundo conhecedor do ser humano, percebeu que eles estavam "elétricos e estressados" e precisavam descansar um pouco, pois iam e vinham sem tempo nem para comer.As vezes me sentia assim, mas após meditar nesse texto, aprendi administrar o estresse. A minha qualidade de vida melhorou e muito! Vou passar para você as minhas dicas:
EM DIAS ESTRESSANTES VOCÊ PRECISA DE:
1.TEMPO PARA COMPARTILHAR
(30)E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus, e contaram-lhe tudo...
Em momentos de correria, jamais se isole. Encontre as pessoas, compartilhe das suas preocupações, seus feitos , o que tem a fazer, suas dores. Quem está de fora, vê a coisa com maior clareza e poderá ouví-lo e dar uma idéia bacana!Encontre ajudantes também e mesmo correndo, chegue perto de alguém e fale!Compartilhe! Não prive as pessoas da sua ompanhia. Foi o que os apóstolos fizeram: chegaram perto de Jesus e CONTARAM-LHE TUDO! Parece até que vejo: Jesus, tranquila e placidamente a ouvir aqueles camaradas ansiosos e a pensar: "Eles precisam parar e tranquilizar-se um pouco". Jesus era uma pessoa tranquila. Imagine: Ele dormia mesmo em meio a uma tempestade! Ele convidava as pessoas a olharem as aves do céu, os lírios do campo...Compartilhe... Compartilhe... Compartilhe! Com os amígos, com os ajudantes, com o cônjuge,com Jesus.

2.TEMPO DE PRIVACIDADE
(V 31a)E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham...

Jesus convidou seus discípulos para irem a um lugar deserto ou seja calmo, vazio, sem correria, sem stresse para repousar um pouco. Quando você tiver mil coisas para fazer, desacelere e repouse um pouco. Onde é o seu lugar deserto? Seu quarto? A praia? Um hotel? Tenho certeza que você sabe onde é! Vá até "o seu lugar deserto" e repouse um pouco. Você não é super homem nem super mulher. Precisa descansar! Não deixe que o seu organismo acenda a "luzinha vermelha" para então ser forçado a parar.Antes disso, repouse! E nesses momentos, tenha a sua privacidade com a sua família, conversem, brinquem... Isso realmente vale a pena.Jesus convidou àqueles homens que corriam pra lá e prá cá a repousar um pouco e hoje convida você a fazer o mesmo. Maria,José, Pedro, Carlos, Josué, vem cá! Vamos a um lugar deserto para que você possa repousar um pouco! A correria, está levando muita gente a "perder os lugares desertos da vida"...
3.TEMPO PARA COMER
(v 31b)Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer.

Jesus observou que os discípulos não tiravam um tempo nem pra comer, assim fala o relato bíblico.(Se pelo menos tivesse aquele churrasquinho da esquina...)
O tempo para comer junto com a sua família tem que ser separado.Se não todas as refeições diárias, mas ao menos uma!E se durante a semana isso torna-se difícil,pelo menos aos finais de semana faça isso! Sente-se à mesa com a sua família sem pressa e faça as suas refeições juntos.Observo a personagem "Maria do Carmo Ferreira da Silva" da novela Senhora do Destino que está em reprise no "Vale a pena ver de Novo" da Rede Globo. Ela uma nordestina arretada faz as suas refeições à mesa, rodeada por seus filhos querídos( homens barbados, diga-se de passagem...), noras, netos, amígos. E sempre "varada de fome", não abre mão desse prazer em família.A Família deve estar unida a despeito de qualquer circunstância.

3. TEMPO PARA DESCANSAR DO SEU TRABALHO
...Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo...( V 31)

Eu reconheço que as vezes preciso de uma pausa para descansar do meu trabalho antes de iniciar uma nova "empreitada" ou se não isso, apenas um tempo para "descansar a minha beleza"... Eu mereço isso! Todas as mulheres precisam de um tempo para si. Só ela e o seu "espelho"
AS FRASES MAIS OUVIDAs HOJE EM DIA SÂO:"Não tenho tempo", "Estou atrasado", Depois a gente se fala" "Fui"!!!!!!!!
Mas em consequencia disso a frase campeã, é:
ESTOU CANSADO(A)! A nossa geração é uma geração cansada, estressada, deprimida, sem tempo!
Eu resolvi mudar o meu quadro e me dar um tempo! Chega! Já corri muito na vida, agora, estou procurando uma melhor qualidade para essa vida. Hoje quando a coisa esquenta, falo como o meu amígo Pr. José Vicente: "Quando me mandam correr, eu me sento"!
Agora meus amígos, não vou ao extremo. Muita gente por aí já exagera. Certa vez ouvi alguém falar: " Não procuro trabalho porque tenho medo de encontrar um"!

5.FAÇA ACONTECER
(v32)E foram sós num barco para um lugar deserto.

Jesus sugeriu e eles acataram a sugestão e foram a sós para um lugar deserto. A coisa saiu da teoria e foi para a prática! E FORAM... Mais adiante nesse relato bíblico agente vê que eles não obtiveram sucesso pois a multidão os seguiram.. Mas essa é uma outra história. O importante é que eles foram! Vamos sair da teoria e ir para a prática. As vezes passamos um ano fazendo planos para aquelas férias formidáveis, mas na hora H, sempre aparece algo a fazer, misturando férias com trabalho e não dá certo! Férias são férias. Desligue-se de tudo e curta!
Mas, estamos falando de um "Break time" em dias estressantes, bem, nesses dias eu tiro sempre uns minutos, deito-me com as costas no piso frio e desligo! Apenas dez minutinhos e já saio renovada. Talvez o seu "lugar" seja uma banheira maravilhosa cheia de espuma, um barzinho tomando algo gelado, um passeio pelo shopping,o silêncio do templo vaziu, o seu quarto, sei lá... O importante é o relaxamento que você precisa ter em um dia de estresse. Faça acontecer. Cuide-se!
Termino com uma passagem que gosto muito:(Eclesiastes 4:6)Melhor é a mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho, e aflição de espírito.Entendeu?Espero que sim! Desejo um bom Descanso para você!

Comentários

  1. Ufa! Até suspirei de alívio! Obrigada pelas belas mensagens e sábios ensinamentos.Vou fazer isso agora mesmo: Relaxar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente:

Postagens mais visitadas deste blog

Orquídeas, uma festa para os nossos olhos...

Que bela festa para os nossos olhos são as orquídeas... Que belo presente também! Qual a origem delas? Referências às espécies de orquídeas somente apareceram na Era Cristã. O primeiro livro sobre orquídeas provavelmente foi escrito em chinês, mais ou menos no ano 1000, e relacionava nome de espécies de variedades e dava instruções sobre a sua cultura mas, em escritos da literatura oriental, encontrou-se a expressão: "Ran trascala perfume dos Reis". A palavra chinesa que significa orquídea é Ran ou Lan e ela reaparece em vários trabalhos de poetas e filósofos como o resumo de pureza, graça e fragrância. No século XV, surgiu a imprensa e também uma longa linha de livros e folhetos relacionados às orquídeas. Já não se via somente a inclusão das orquídeas em relações de plantas de ervas por suas supostas qualidades medicinais. 0 interesse botânico pelas orquídeas progrediu paulatinamente, tomando grande impulso e conquistando maiores conhecimentos com a invenção do microscópio c

Aprendendo com "Sara"

"Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido" (Hebreus 11:11). 1- Primeiro Passos Rumo À Canaã Não foi fácil para Sara, esposa de Abraão, esperar o cumprimento das promessas de Deus. O Senhor fez promessas importantes a seu marido e, pela fé, eles tiveram que abandonar tudo - sua terra, seus familiares, a casa do pai - e seguir para uma terra que o Senhor lhes prometeu. O Senhor disse a Abraão: "... Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção" (Gênesis 12:1-2). Não foi fácil para eles e não é fácil para nós quando Deus nos manda fazer algo que vai mudar, completamente, a nossa maneira de viver. É difícil visualizar o que Deus está planejando para nós, pois, como diz Twila Paris: "Como seres humanos, não somos capazes d

CURSOS BÍBLICOS GRÁTIS POR CORRESPONDENCIA

Que tal fazer um curso Bíblico Gratuito por correspondência? Abaixo estão alguns endereços, escreva solicitando o seu curso. Garanto que serão uma grande benção em sua vida pessoal e espirítual. Escreva e solicite o seu CURSO. ESCOLA BÍBLICA DO AR Caixa Postal 866 - Rio de Janeiro - R.J Cep: 20001-970 - Brasil Conveniado com a Junta de Missões Nacionais, os Cursos oferecidos destinam-se aos recém-convertidos e ensinam sobre a obra de Jesus, as doutrinas da salvação e outros temas. A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO Caixa Postal 45.040 - Irajá Rio de Janeiro - R.J. Cep: 21.235-970 - Brasil FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ Caixa Postal 18.300 - Aeroporto São Paulo - S.P. Cep: 04626-970 - Brasil INVESTIGADORES DA BÍBLIA (Adolescentes) Caixa Postal 18.300 - Aeroporto São Paulo - S.P. Cep: 04626-970 - Brasil CRESCENDO COM DEUS (infantil) Caixa Postal 301 São José dos campos - S.P. Cep: 12201-970 Brasil CURSO BÍBLICO INFANTIL Caixa Postal 21.452 São Paulo - S.P.