Pular para o conteúdo principal

O valor de uma Semente


E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.(Gn 1. 12)
Deus criou a semente e viu que isso era muito bom.

Uma semente possui toda a vitalidade e força que uma árvore precisa para brotar.A semente fertilizada contém um embrião a partir do qual a planta crescerá quando encontrar as condições apropriadas. Também contém um suprimento de alimentos que servirão para o primeiro estágio de desenvolvimento da planta, antes da formação completa dos órgãos responsáveis pela alimentação. Sem sementes, não teríamos "verde" ao nosso redor. Não teríamos nossos frutos suculentos, sucos deliciosos, sombras para nos abrigar do sol. Tudo se inicia com uma semente lançada na terra fofa.Quando lançamos uma semente na terra juntamos a ela a esperança e a certeza de que vai nascer uma planta. Da planta, o fruto, e do fruto, novas sementes. Toda semente carrega em seu bojo uma planta dormindo.
o poder de uma semente de se preservar e germinar em épocas apropriadas é incrível! Segundo a Wikipédia A mais antiga semente que germinou, tornando-se uma planta viável, tinha 2000 anos de idade. Ela foi descoberta em uma escavação no palácio de Herodes, o grande, em Massada, Israel e germinou em no ano de 2005. Era uma Tamareira.
A Semente se mantém viva por longo tempo, curiosamente, fica lá, guardadinha, para então germinar. E germinando, torna-se uma planta linda.
Moro em um local onde existe muito verde. Quando saio pela manhã fico imaginando como essas arvores surgiram. Uma coisa sei: Elas partiram de uma sementinha! 
Tendo uma semente nas mãos, podemos ignorar, jogar no lixo ou plantar.
Podemos plantar e esperar... Depois de algum tempo poderemos acompanhar o crescimento de uma arvore que dará frutos, flores e sombra.
Quando vou ao "Bom Preço" aqui perto, para cortar caminho, subo por uma trilha. Imagine uma trilha rodeada de verde dentro do condomínio onde moro. Essa trilha é bem íngreme. Minhas pernas doem , fico suada e arfante quando vou por ela. Porém corto caminho, adiantando mais ou menos  uns 20 minutos. Pois bem, o que salva as minhas pernas, é uma alta e forte árvore que está quase no topo da trilha. É nela que eu  me encosto para descansar um pouco e refazer as forças das minhas pernas. Bendita árvore! Quem plantou aquela árvore nem imagina o quanto ela seria importante para alguém!

Existem muitos tipos de sementes que poderemos semear: Sementes de alegria, sementes de palavras gentís, sementes de otimismo... A semente tem o poder de germinar e crescer. as sementes que semeamos em vidas também. As vezes alguém planta uma semente em minha vida e ela fica aqui bem dentro de mim, quietinha. Mas um belo dia, ela me faz pensar e finalmente germina e brota.
Isso é bom! Muito bom!
Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come... (Is 55 10)
Permita que a chuva que desce do céu, molhe a sua terra dando-lhe sementes. Semeie essas sementes e alegremente colha os seus frutos. Quem semeia, colhe!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orquídeas, uma festa para os nossos olhos...

Que bela festa para os nossos olhos são as orquídeas... Que belo presente também! Qual a origem delas? Referências às espécies de orquídeas somente apareceram na Era Cristã. O primeiro livro sobre orquídeas provavelmente foi escrito em chinês, mais ou menos no ano 1000, e relacionava nome de espécies de variedades e dava instruções sobre a sua cultura mas, em escritos da literatura oriental, encontrou-se a expressão: "Ran trascala perfume dos Reis". A palavra chinesa que significa orquídea é Ran ou Lan e ela reaparece em vários trabalhos de poetas e filósofos como o resumo de pureza, graça e fragrância. No século XV, surgiu a imprensa e também uma longa linha de livros e folhetos relacionados às orquídeas. Já não se via somente a inclusão das orquídeas em relações de plantas de ervas por suas supostas qualidades medicinais. 0 interesse botânico pelas orquídeas progrediu paulatinamente, tomando grande impulso e conquistando maiores conhecimentos com a invenção do microscópio c

Aprendendo com "Sara"

"Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido" (Hebreus 11:11). 1- Primeiro Passos Rumo À Canaã Não foi fácil para Sara, esposa de Abraão, esperar o cumprimento das promessas de Deus. O Senhor fez promessas importantes a seu marido e, pela fé, eles tiveram que abandonar tudo - sua terra, seus familiares, a casa do pai - e seguir para uma terra que o Senhor lhes prometeu. O Senhor disse a Abraão: "... Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção" (Gênesis 12:1-2). Não foi fácil para eles e não é fácil para nós quando Deus nos manda fazer algo que vai mudar, completamente, a nossa maneira de viver. É difícil visualizar o que Deus está planejando para nós, pois, como diz Twila Paris: "Como seres humanos, não somos capazes d

CURSOS BÍBLICOS GRÁTIS POR CORRESPONDENCIA

Que tal fazer um curso Bíblico Gratuito por correspondência? Abaixo estão alguns endereços, escreva solicitando o seu curso. Garanto que serão uma grande benção em sua vida pessoal e espirítual. Escreva e solicite o seu CURSO. ESCOLA BÍBLICA DO AR Caixa Postal 866 - Rio de Janeiro - R.J Cep: 20001-970 - Brasil Conveniado com a Junta de Missões Nacionais, os Cursos oferecidos destinam-se aos recém-convertidos e ensinam sobre a obra de Jesus, as doutrinas da salvação e outros temas. A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO Caixa Postal 45.040 - Irajá Rio de Janeiro - R.J. Cep: 21.235-970 - Brasil FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ Caixa Postal 18.300 - Aeroporto São Paulo - S.P. Cep: 04626-970 - Brasil INVESTIGADORES DA BÍBLIA (Adolescentes) Caixa Postal 18.300 - Aeroporto São Paulo - S.P. Cep: 04626-970 - Brasil CRESCENDO COM DEUS (infantil) Caixa Postal 301 São José dos campos - S.P. Cep: 12201-970 Brasil CURSO BÍBLICO INFANTIL Caixa Postal 21.452 São Paulo - S.P.