Pular para o conteúdo principal

Não seja Fumante Passivo

Quantos de nós somos obrigados a suportar algum fumante por perto? Quantas pessoas desavisadas em ônibus, locais públicos e privados acendem o seu cigarro  e dão tragadas e mais tragadas? Frequentemente somos deparados com situações assim em nosso dia a dia.
O quadro piora quando se é obrigado a conviver com isso por ter  chefes e parentes que fumam.
Por incrível que pareca, neste momento enquanto escrevo este post, estou sendo obrigada a sentir o cheiro horrível de cigarro. Alguém está fumando no play do meu predio e a fumaça vem direto para a minha janela. Eu detesto! Detesto e nada posso fazer.Ele ou ela está na área externa e parece que fuma uns dez cigarros!!
Tenho dó mesmo é daqueles criancinhas cujos pais são fumantes. E quando é a mãe a fumante... veja só:Amar e matar! É isso aí! O cigarro é uma droga e mata aos poucos. Filhos de fumantes: recebem o alimento e a morte. Estranho, não? Mas é a pura realidade.Imagine a cena. Uma mãe fumante, fumando o seu cigarro enquanto dá o "papá" da sua filinha.
Trste! Estima-se que aproximadamente 700 milhões de crianças, ou seja, quase a metade das crianças de todo o mundo são fumantes passivas, principalmente devido ao hábito de fumar de seus pais. Isso é um horror! "O inocente pagando pelo pecador"
Os efeitos nocivos do cigarro a muito já se conhece. Muitas pessoas não fumantes apresentam doenças própria de fumantes por passarem muito tempo expostos a fumaça do cigarro. Segundo o SISP as pessoas com maior risco de sofrerem as conseqüências do fumo passsivo são aquelas que moram com fumantes ou as que trabalham em ambientes em que é permitido fumar. O local de trabalho é a principal fonte de exposição à fumaça do cigarro para profissionais que não moram com fumantes, principalmente os que trabalham em restaurantes, bares, bingos, cassinos.
Será que os fumantes sabem que na queima de um cigarro são liberadas mais de 4000 substâncias na forma de gases e partículas? E que algumas têm propriedades irritativas e mais de 60 são conhecidas como carcinogênicas (que podem provocar câncer) em humanos e animais. Os componentes gasosos da fumaça são o monóxido de carbono (principal constituinte), o dióxido de carbono, a amônia, o formaldeído, a acroleína, a dimetilnitrosamina e o hidróxido de cianeto? E ainda que a porção particulada da fumaça é constituída de nicotina, alcatrão, benzeno e benzopireno?
A verdade é que os estragos do fumo passivo em Adultos e Crianças são imensos! Nos fumantes ativos, nem falo. Afinal eles estão "cavando a própria cova". Mas, vamos fazer a nossa parte. Como podemos ajudar:
Aplicando as leis de restrição de fumar em ambientes públicos fechados (escolas, hospitais, bibliotecas, ônibus, etc...)
Vocês acreditam que a criatura ainda está fumando no Play?
Podemos ajudar também, procurando informação e aconselhamento sobre fumo passivo e divulgando os conhecimentos sobre os prejuízos dos fumantes passivos.
Essas medidas parecem símples mas com certeza irão ajudar. No site do SISP encontrarão muitas informações legais. Acessem:http://psicoativas.ufcspa.edu.br/
Segundo estudo coordenado pelo InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo), em 2009, mostrou que os índices de monóxido de carbono (CO), oriundos da fumaça de cigarro em estabelecimentos fechados - bares, restaurantes e casas noturnas - caíram 80% desde que a lei antifumo entrou em vigor na capital paulista, em agosto passado.
Gente, deixo aqui a minha opinião sobre o cigarro e corro léguas dele. Se avistar alguém fumando vindo em minha direção, mudo de calcada. Verdade! Não seja fumante passivo. Faça a sua parte. Os fumantes que me perdoem. Nada pessoal. E o insuportável fedor de cigarro, continua...

Comentários

  1. Como posso conseguir livros e folhetos grátis para evangelizar? Faço parte de uma pequena Igreja que não tem condições de comprar material para evangelização. Preciso muito de material.Quem puder ajudar, deixe a resposta aqui e entrarei em contato. Deus abençõe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente:

Postagens mais visitadas deste blog

Orquídeas, uma festa para os nossos olhos...

Que bela festa para os nossos olhos são as orquídeas... Que belo presente também! Qual a origem delas? Referências às espécies de orquídeas somente apareceram na Era Cristã. O primeiro livro sobre orquídeas provavelmente foi escrito em chinês, mais ou menos no ano 1000, e relacionava nome de espécies de variedades e dava instruções sobre a sua cultura mas, em escritos da literatura oriental, encontrou-se a expressão: "Ran trascala perfume dos Reis". A palavra chinesa que significa orquídea é Ran ou Lan e ela reaparece em vários trabalhos de poetas e filósofos como o resumo de pureza, graça e fragrância. No século XV, surgiu a imprensa e também uma longa linha de livros e folhetos relacionados às orquídeas. Já não se via somente a inclusão das orquídeas em relações de plantas de ervas por suas supostas qualidades medicinais. 0 interesse botânico pelas orquídeas progrediu paulatinamente, tomando grande impulso e conquistando maiores conhecimentos com a invenção do microscópio c

Aprendendo com "Sara"

"Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido" (Hebreus 11:11). 1- Primeiro Passos Rumo À Canaã Não foi fácil para Sara, esposa de Abraão, esperar o cumprimento das promessas de Deus. O Senhor fez promessas importantes a seu marido e, pela fé, eles tiveram que abandonar tudo - sua terra, seus familiares, a casa do pai - e seguir para uma terra que o Senhor lhes prometeu. O Senhor disse a Abraão: "... Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção" (Gênesis 12:1-2). Não foi fácil para eles e não é fácil para nós quando Deus nos manda fazer algo que vai mudar, completamente, a nossa maneira de viver. É difícil visualizar o que Deus está planejando para nós, pois, como diz Twila Paris: "Como seres humanos, não somos capazes d

CURSOS BÍBLICOS GRÁTIS POR CORRESPONDENCIA

Que tal fazer um curso Bíblico Gratuito por correspondência? Abaixo estão alguns endereços, escreva solicitando o seu curso. Garanto que serão uma grande benção em sua vida pessoal e espirítual. Escreva e solicite o seu CURSO. ESCOLA BÍBLICA DO AR Caixa Postal 866 - Rio de Janeiro - R.J Cep: 20001-970 - Brasil Conveniado com a Junta de Missões Nacionais, os Cursos oferecidos destinam-se aos recém-convertidos e ensinam sobre a obra de Jesus, as doutrinas da salvação e outros temas. A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO Caixa Postal 45.040 - Irajá Rio de Janeiro - R.J. Cep: 21.235-970 - Brasil FUNDAMENTOS DA FÉ CRISTÃ Caixa Postal 18.300 - Aeroporto São Paulo - S.P. Cep: 04626-970 - Brasil INVESTIGADORES DA BÍBLIA (Adolescentes) Caixa Postal 18.300 - Aeroporto São Paulo - S.P. Cep: 04626-970 - Brasil CRESCENDO COM DEUS (infantil) Caixa Postal 301 São José dos campos - S.P. Cep: 12201-970 Brasil CURSO BÍBLICO INFANTIL Caixa Postal 21.452 São Paulo - S.P.