Membros

Na Fila

Ontem, 03 de Outubro, dia das eleições 2010, trabalhei como mesária em uma sessão eleitoral. Meu cargo foi o de primeira secretária. Minhas atribuições dentre outras, era a de ficar à porta da Sessão e organizando a a fila e orientando os eleitores. Ao ser convocada pelo TRE, fiquei satisfeita pois gosto de lidar diretamente com o público e observar pessoas. Às oito horas em ponto, quando a sessão abriu, uma longa fila formou-se à nossa porta. Pessoas que paravam rápidas, suadas, apreensivas. Nos rostos pude notar o senso de urgência, apesar de ser um domingo e feriado nacional. Todos estavam com pressa. Alguns com mochilas nas costas, outros com crianças no colo, outros suados vindo direto da academia ou de sua caminhada diária. Bem, a maioria desejava votar logo e cair fora!
Disponibilizei no interior da sala, umas vinte cadeiras assim, poderia pouco a pouco ir acomodando os eleitores e estes poderiam esperar sentados. Amenizou um pouco o senso de urgência e a sensação de desconforto de alguns, porém, os que estavam em pé ainda fora da sala, reclamavam querendo entrar logo. O certo é que sempre mostravam aborrecimento por ter que esperar na fila. Os que estavam confortavelmente sentados, demonstravam descontentamento quando um eleitor demorava um pouco para votar devido a falta de familiaridade com a urna eletrônica. Vez por outra o colega mesário precisava intervir.
Ninguém gosta de esperar. E nessa pressa, as vezes atropelam, passam por cima de tudo e de todos. Eu tive que usar "pulso forte" para manter a minha sessão eleitoral em ordem. No fim, graças a Deus, foi tudo bem. Pude lavrar a ata, após as 17 horas, sem nenhuma ocorrência.
Na vida, ocorre o mesmo, a correria do mundo de hoje leva as pessoas a viverem com essa pressa terrível. 
"Ontem as palavras que mais usei com os eleitores que estavam na fila, foi: Espere... Paciência... Já vai...
Lembrei da palavra do Salmista: 
"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor". Salmos 40:1
E o nosso irmão Tiago, fala: 
"Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia". Tiago 5:7
Eu já corri muito na vida, porém precisei de umas boas lições para aprender a viver com mais calma e ter a paciência de saber esperar.
Que Deus abençoe você.